Suporte: Erros nos Motores dos eixos

Problemas nos motores de passo

O problema

  • Motores dos eixos não funcionam
  • Motores dos eixos emitem estalos e movimentos com falhas
  • CNC não movimenta os eixos
  • Peça usinada apresenta alguns defeitos


  • Erros nos motores ocorrem principalmente por falhas nas conexões ou interferências elétricas, e são percebidos em peças usinadas/cortadas com formas erradas ou interrupção de movimento dos eixos.

    Motores não acionam
    Nesta situação, você acabou de estabelecer comunicação entre o GRBL Controller e a CNC clicando no botão "Open", mas quando tenta acionar os motores através das teclas da área "Axis Control" nenhum motor se move.
    Neste caso, examine a Caixa de Respostas (lado esquerdo do GRBL Controler) e tente localizar a mensagem "Undefined Feed Rate", como exibido na imagem abaixo:


    Se existe esta mensagem, então faça novamente a tentativa de movimentar os eixos usando as setas de "Z Jog".
    Por questões de segurança, o GRBL inicia a conexão "hibernando", e para "acordá-lo" você deve antes mover o eixo Z.

    Mau contato

    Comece examinando a placa de controle que fica na parte posterior de sua CNC.

    Se a falha ocorre em forma de pequenos estalos no motor, falta de precisão nos movimentos eu peças usinadas com defeito, examine as conexões onde estão os conectores dos eixos X, Y e Z conforme se vê na imagem abaixo.
    Se a falha é a interrupção total de movimento dos eixos, examine as conexões da alimentação da placa.



    Importante! Tenha cuidado para não inverter as posições dos conectores ou dos fios! Desligue a máquina enquanto faz a checagem!
    Inversões de polaridade ou curtos-circuitos decorrente do uso de chaves metálicas podem danificar sua CNC, e causar o fim de sua garantia!

    Interferências

    Interferências atrapalham o correto funcionamento dos motores dos eixos, e sua principal influência sobre o funcionamento da CNC se percebe em peças mau cortadas. Sua CNC já possui filtros de ruídos na fiação do Spindle (um grande emissor de interferências) e no cabo USB que acompanha o produto, no entanto, é preciso dedicar alguns cuidados para manter o controle de sua CNC distante de ruídos elétricos.

    Verifique se próximo aos fios dos motores dos eixos estão fios do motor de corte (spindle). Se estiver, afaste-o.
    Examine ainda se a fiação de rede elétrica, reatores, solenóides ou qualquer outros dispositivos emissores de EMI estejam próximos. Se a proximidadee destes elementos atrapalhar o funcionamento de sua CNC, providencie filtros supressores ou troque sua CNC de lugar isento destas interferências.