Suporte: Garantia
Prazos, termos e validades
Garantia de produtos Dobit
A Garantia é válida por 90 (noventa) dias a contar da data de compra e/ou entrega do produto, e segue fielmente o Código de Proteção e Defesa do Consumidor (Lei n° 8.078, de 11 de setembro de 1990).
Entende-se como "Data de Entrega" aquela registrada via protocolo de entrega ou Aviso de Recebimento, que o produto entrou na posse do comprador.
Sobre a finalidade do produto
Os produtos são destinados ao uso amador - entenda-se: não profissional - para demandas pequenas e leves.O uso inadequado do produto, com expectativa de resultados além do informado pelo vendedor, não caracteriza obrigação do vendedor ou inoperância do produto.
Sobre o modo de compra
Para fins de direito e garantia, a lei estabelece diferença entre compras físicas e compras remotas.Danos no transporte
Danos ao produto, ocasionados no transporte, são de responsabilidade do:- Vendedor: quando o meio de entrega for aquele oferecido na venda pelo vendedor.
- Comprador: quando o meio de entrega for escolhido pelo comprador.
- Solicitar a troca completa do produto
- Solicitar o envio das peças danificadas para reposição.
Danos declarados após o prazo de 24 horas do recebimento não podem ser caracterizados como "decorrentes do transporte".
2. Caso a responsabilidade recaia sobre o comprador:
Sobre devoluções por arrependimento
A devolução por arrependimento respeita o que diz o Código de Proteção de Defesa do Consumidor em seu artigo 49:O comprador deve enviar comunicação ao vendedor, informando seu arrependimento da compra e proceder conforme se vê a seguir:
- O produto deve estar em estado original, sem sinais de uso ou imperfeições
- O comprador deve reunir todos os documentos e acessórios que acompanham o produto.
- O comprador deve zelar pela embalagem. Danos no transporte de devolução, decorrentes de embalagens que não ofereçam proteção adequada ao produto, são de responsabilidade do comprador.
Sobre defeitos
O produto é garantido contra defeitos de fabricação, pelo prazo estipulado pelo Código de Proteção e Defesa do Consumidor, que é de 90 (noventa) dias.Não se aplica a garantia em casos de danos ocasionados por fatores alheios ao produto, provocados por:
Caso o produto apresente algum defeito de fábrica, o Comprador terá o direito ao reparo do produto, que deve ser solucionado no prazo máximo de 30 dias. E poderá optar livremente por:
Caso o comprador decida pelo envio do produto para reparo, os custos de frete obedecem as seguintes regras:
Caso o comprador opte por substituir ele mesmo a(s) peça(s) com defeito de fabricação, o vendedor arcará com os custos postais de envio.
Análise do defeito
Os produtos onde houver acionamento de garantia passarão por análise técnica. Caso se constate que houve algum agravante alheio à forma ou funcionamento do produto, que não tenha sido decorrente de falha involuntária, expresso nesta garantia como danos ocasionados por fatores alheios, e que tenha ocasionado a falha do produto, será feito um Laudo Técnico atestando o problema encontrado, e que poderá ser usado à favor do vendedor em contestações legais. Ainda, neste caso, a devolução do aparelho sem nenhum reparo será oferecida ao comprador, e recairá sobre o comprador eventuais custos de transporte que o vendedor porventura tenha custeado.
Caso não for constatado defeito de fabricação, e o comprador concordar, poderá ser oferecido a ele o reparo do produto mediante sua aprovação de orçamento.