Suporte: Excesso de vibração

Máquina vibra demais durante usinagem e se percebe alguns "pulos" no corte.

Solução

Apesar de ter pequena potência, sua CNC é capaz de tarefas relativamente pesadas de modo suave se você equalizar corretamente as variáveis de corte.
Erros com a profundidade ou velocidade adequada ao material que se está cortando, pode resultar em cortes imprecisos e esforço desnecessários ao equipamento, e você deve dominar estas variáveis para obter os melhores resultados.

A vibração excessiva pode ocorrer nestas situações:

  1. Velocidade de corte muito alta
    A velocidade de corte deve ser compatível com a dureza do material que está sendo cortado. Isto irá aumentar o tempo gasto na usinagem em determinados materiais, mas vai garantir um corte macio e sem trepidações.
    Se você gerou um g-code que durante a usinagem causou vibrações, refaça o g-code com velocidade de corte (cut mm/min) 50% inferior e faça testes gradativos, aumentando a velocidade em 10% até obter a melhor relação "corte x tempo de trabalho".
  2. Passada com Profundidade em excesso
    Quanto mais rígido for o material, menor deve deve ser a profundidade de corte em cada passada. Passadas muito profundas colocam em risco a fresa, que pode se quebrar, e arruinar o acabamento. Não existe um cálculo preciso que determine a profundidade ideal, pois cada material tem sua própria densidade, mas há uma regra empírica que você pode utilizar para começar seus testes:
    profundidade máxima = diâmetro da fresa / 3.
    Ou seja, para uma fresa de 3mm de diâmetro, crie um g-code com profundidade máxima (pass depth) de 1mm. Se esta profundidade causar vibrações, vá reduzindo em 20% até notar que a vibração acabe.
  3. Velocidade do spindle
    Não basta acelerar o spindle ao máximo para garantir cortes perfeitos. Um spindle girando em velocidade máxima aumenta a vibração do conjunto e essa vibração é absorvida pelo material que está ssendo usinado. Portanto, materiais com média ou baixa dureza podem ter o corte danificado com estes movimentos. A velocidade do spindle deve ser ajustada para que seja suficiente para romper o material suavemente. Nada mais.
  4. Escolha da fresa
    Todos os valores acima mudam conforme a fresa que você usar em seu trabalho. Ou seja, o corte de um mesmo tipo de material exige valores de corte, profundidade e velocidade de spindle diferentes se você mudar o tipo de fresa.

Como você pode notar, a vibração do equipamento e a qualidade final do corte depende de sua perícia em escolher corretamente como a CNC irá se comportar diante do material a ser usinado.