Suporte: Falha no Spindle

Reparo em motor spindle que não aciona normalmente

O problema

  • Spindle não gira, ou ameaça girar com pequenos pulsos
  • Spindle falha ou para de funcionar durante o trabalho

    O Motor spindle pode ocasionalmente apresentar falhas decorrentes de três situações específicas:
    1. Mau contato no cabo do spindle
    2. Falha no Controle de Velocidade (PWM)
    3. Desgaste das escovas do motor
    A boa notícia é que um spindle utilizado na configuração original da CNC muito dificilmente se danifica, e as falhas ocorrem em partes do circuito que são simples de reparar.

    Para acelelar o diagnóstico, veja abaixo qual situação ocorre em sua P2024

    Spindle para repentinamente
  • falhas nos polos do motor
  • Falha nos terminais
  • Falha no conector P4
  • Spindle muda velocidade e ruído ou se percebe faiscamento intenso internamente
  • falhas nos polos do motor
  • Desgaste das escovas
  • Spindle fica pulsando sem ganhar giro
  • Falha no PWM
  • Spindle Não Liga
  • Falha no PWM
  • Desgaste das escovas
  • Falha no conector P4


  • Mau contato no cabo do spindle



    O cabo do spindle opera em constante movimento de torção, por isso ele eventualmente pode apresentar alguma falha no conector ou nos terminais. Em caso de constatação de falhas no cabo, você pode adquirir uma nova unidade ou fazer o reparo como se explica a seguir.

    Localizando falhas nos terminais

    Para saber se o problema está nos terminais do cabo, ligue o spindle em baixa velocidade e faça movimentos leves nos terminais que prendem o cabo ao spindle.
    Se você notar que durante o movimento no cabo o spindle dá sinais de acionamento, então examine os terminais em busca de quebras ou interrupções nos fios. Basta um alicante de bico para efetuar o reparo.

    Localizando falhas nos polos do motor


    Veja tambem se os polos do spindle estão com folgas. Spindles que já operaram por longos períodos podem apresentar folgas nos polos em decorrência de aquecimentos que mudam a forma dos plásticos,e nesta situação se percebe um faiscamento excessivo no interior do spindle e os mais atentos podem perceber uma mudança no ruído do motor. Neste caso, basta manter o polo na posição original e aplicar algumas gotas de cola rápida (superbond, tekbond ou similar) na junção do polo com folga e aguardar a secagem.

    Localizando falhas no conector P4


    Se os testes acima não mudaram o estado do motor, então examine o conector P4 em busca de curto ou falha nas soldas.
    Você deve abrir o conector para localizar o problema:
    1. Abra o filtro supressor através das duas presilhas laterais
    2. Remova os fios de dentro do filtro supressor e desrosqueie o revestimento do conector P4

    Compare o estado de seu conector com a imagem acima.
    Caso os terminais estejam se tocando, separe-os.
    Se a solda está solta em um dos terminais, será preciso ressoldá-lo. Utilize um ferro de solda de no máximo 30W para não danificar os materiais do conector.



    Falha no Controle de Velocidade (PWM)


    Esta falha está associada a um erro de usinagem, e costuma acontecer após a fresa travar no material, ligar a CNC com o spindle em alta velocidade ou qualquer outra ocorrência que impeça o spindle de girar livremente.
    Nestas situações o controle PWM atua como um fusível, sed queimando para impedir que qualquer sobrecarga danifique o spindle ou a fonte de alimentação.

    A correção deste problema exige a troca do PWM, e para tanto você deve adquirir uma unidade nova.
    O controle PWM está disponível em qualquer marketplace, do Brasil ou do exterior, ou em nossa loja com preço realmente baixo, e você deve escolher seguindo este critério:
  • Controle de Velocidade DC 5-35V - 5A - 90W
  • Ter o aspecto semelhante a um dos modelos acima, pois eles tem a dimensão que cabe em sua P2024 sem adaptações.
    A montagem é simples e basta seguir a conexão da imagem abaixo, conforme o modelo escolhido.

    Um sugestão é só remover o PWM danificado quando já estiver com o novo em mãos. Assim fica simples fazer a troca mantendo as conexões originais apenas por observação.

    Importante! Para evitar a queima do PWM siga estas dicas:
    1. Em qualquer sinal de alerta, desligue a CNC imediatamente! Manter o spindle ligado após um travamento irá queimar o controle de velocidade.
    2. Somente ligue a CNC após verificar se o spindle está desligado, e aumente a velocidade gradualmente.


    Desgaste das escovas do motor

    Esta situação ocorre após um periodo realmente longo de meses ou anos de trabalho, quando as escovas do motor se esgotam.
    A forma mais simples de resolver o problema é com a substituição completa do spindle. Você pode adquirir uma unidade nova em nossa loja ou fazer suas buscas em qualquer marketplace do Brasil ou exterior apenas usando estas palavras chave:
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    A outra solução é a substituição do cabeçote do motor.

    A troca exige alguma perícia e ter em maos ferramentas capazes de remover o cabeçote antigo, que é fixado na estrutura do motor.
    Temos o cabeçote à venda em nossa loja