Suporte: Escolha de softwares

Posso usar os sofwares de minha preferência?.

Solução

Sim! Você pode utilizar qualquer software compatível com GRBL para fazer sua programação.

Há no mercado uma infinidade de softwares para você criar seus desenhos, transformá-los em g-code e enviar o g-code para a CNC. No manual de sua CNC ou mesmo em nosso suporte, informamos 3 softwares apenas como referência, pois são simples de usar e perfeitos para quem nunca teve acesso à uma CNC. Mas você você pode usar qualquer um desde que:

  • O software de desenho deve gerar arquivos compatíveis com o software que você usar para gerar o g-code.
    Por exemplo, se você usar um gerador de g-codes que abra arquivos DXF, então deve desenhar sua peça no formato DXF.
  • O software de geração de g-code deve criar arquivos para fresagem para o GRBL.
    Existem arquivos G-Code que servem apenas para gravação, e outros para peças 3D. Seu software deve ser capaz de gerar arquivos g-code para fresagem (em inglês: milling) compatíveis com o GRBL. Via de regra, o GRBL deve estar na lista de "Postprocessor" do software.
  • O software que envia o g-code para a CNC deve ser compatível com o GRBL. Os softwares que fazem esta função são chamados de "senders" ou "streamers" e existe uma enorme variedade deles para o GRBL. Há ainda a possibilidade de "adaptar" um software que opere com outro tipo de firmware para que também opere com sua PIPO.

    A escolha de novos softwares podem aumentar bastante suas possibilidades de emprego de sua CNC, pois há alguns capazes de fazer até mesmo usinagem em relevo como o Artcam ou Vectric Aspire, que geram arquivos g-codes capazes de usinar algo como se vê nesta imagem com sua PIPO2024.



    Nesta imagem se vê a interface do Vectric Aspire modelando uma imagem tridimensional que será enviada para o PIPO2024.


    Basta produzir o desenho como você desejar, e Salvar o arquivo Toolpath no formato "GRBL G-code".


    Para usinar, basta abrir arquivo gerado no GRBL Controller.