Suporte: Ajuste fino e aumento de precisão

Regulagens para aumento de precisão

O problema

  • Falta de precisão em traços diagonais ou curvos
  • Linhas paralelas se tocando
  • Peças ou formas circulares resultam em peças ovais ou oblongas
  • Formas circulares ou elipticas fora de centro
  • Traçados de quinas ou intersecções com formato irregular

    A precisão de um trabalho é maior quanto menos folgas ou pontos flexíveis houver em sua CNC.
    O trabalho de uma router envolve bastante vibração, e isto pode resultar em folgas nos parafusos da máquina, que por sua vez geram imperfeições nos trabalhos. Outra situação que gera folgas nos eixos é a tentativa (ou acidente) em se mover um eixo para além de seu limite, o que causa pressão além do tolerado das peças que garantem a precisão da máquina.

    A imagem abaixo demonstra o resultado em uma gravação de 4cm de comprimento, utilizando uma fresa angulada, com uma máquina que já apresenta diversas folgas.



    Note a série de imperfeições nos traços retos, nas junções (quinas) e também nas curvas.


    1. Folgas nos eixos

    A principal causa de falhas no desenho de círculos é a presença de folgas nos eixos X ou Y.
    Para localizar eventuais folgas, force levemente o movimento os carros X e Y conforme as imagens abaixo.


    Localizando folgas no eixo X


    Localizando folgas no eixo Y

    Nos testes acima você não deve notar nenhum tipo de folga. Mas, se perceber que o carro apresenta alguma folga - por menor que seja -, comece localizando se a folga se encontra nos blocos anti-folga.

    3. Folgas nos blocos anti-folga.

    Na parte posterior dos espelhos X, Y e Z há uma castanha anti-folga que eventualmente precisa ser ajustada.


    A função deste componente é evitar que haja alguma folga no deslocamento das bandejas quando os fusos se movimentam.
    Note através da imagem anterior que o ajuste é feito com um pequeno parafuso, que pode ter a cabeça dos tipos Allen ou Philips. Na imagem o parafuso está permitindo uma ampla folga, o que deve ser evitado através de um aperto neste mesmo parafuso, de modo que sua ponta toque o lado oposto do componente.

    1. Comece desapertando a porca;
    2. Em seguida, com ajuda de uma chave, aperte o parafuso
    Este aperto deve ser leve o suficiente para que a folga seja eliminada, mas não o bastante para travar o movimento do eixo.
    Para testar se o aperto não foi exagerado, gire o fuso com as mãos para se certificar que o movimento não ficou muito endurecido. Caso esteja, afrouxe levemente o parafuso.


    1. Pontos de folgas nos mancais (P2024 adquirida antes de fevereiro de 2023)

  • Se o eixo desliza dentro do mancal, basta apertar os 2 pequenos parafusos que prendem o eixo no mancal
  • Se todo o mancal parece estar solto, basta apertar os dois parafusos maiores que fixam o mancal na estrutura.
  • Se o miolo do mancal tem folga e o eixo se move junto do miolo do mancal em direção do motor o ajuste deve ser feito de modo que o acoplamento flexível puxe ou empurre o eixo, para compensar a folga.
    Proceda desta maneira:

    1. Solte os dois parafusos do acoplamento que ficam do lado do motor, como nesta imagem:

    2. Em seguida, pressione o acoplamento como se mostra na imagem abaixo e prenda os parafusos com o acoplamento ainda pressionado.
      Isto fará com que o eixo seja "empurrado" tirando a folga:

    3. Se o procedimento acima for insuficiente, volte a soltar os parafusos do lado do motor e expanda o acoplamento com o uso de uma ou duas chaves de fenda, como mostrado na imagem a seguir (Não exagere! Apenas separe levemente) . Com o acoplamento expandido volte a parafusar o acoplamento ao motor e retire as chaves de fenda. Isso fará com que o acoplamento "puxe" o eixo removendo a folga.


    2. Folgas na estrutura

    Folgas nos perfís de aluminio que compoem a estrutura também podem causar imperfeições nos trabalhos.
    Examine os parafusos da estrutura e dos carros em busca de folgas ou parafusos com pouco aperto.