Suporte: Falhas em círculos
Problemas no usinagem de formas circulares

O problema
O trabalho de uma router envolve bastante vibração, e isto pode resultar em folgas nos parafusos da máquina, que por sua vez geram imperfeições nos trabalhos. Outra situação que gera folgas nos eixos é a tentativa (ou acidente) em se mover um eixo para além de seu limite, o que causa pressão além do tolerado das peças que garantem a precisão da máquina.
A imagem abaixo demonstra o resultado em uma gravação de 4cm de comprimento, utilizando uma fresa angulada, com uma máquina que já apresenta diversas folgas.

Note a série de imperfeições nos traços retos, nas junções (quinas) e também nas curvas.
1. Folgas nos eixos
A principal causa de falhas no desenho de círculos é a presença de folgas nos eixos X ou Y.
Para localizar eventuais folgas, force levemente o movimento os carros X e Y conforme as imagens abaixo.

Localizando folgas no eixo X

Localizando folgas no eixo Y
Nos testes acima você não deve notar nenhum tipo de folga. Mas, se perceber que o carro apresenta alguma folga, comece localizando se a folga se encontra nos mancais dos eixos trapezoidais.
Examine os parafusos de fixação lateral e os dois pequenos parafusos que fixam o eixo no mancal.

Pontos de folgas nos mancais
2. Folgas na estrutura
Folgas nos perfís de aluminio que compoem a estrutura também podem causar imperfeições nos trabalhos.
Examine os parafusos da estrutura e dos carros em busca de folgas ou parafusos com pouco aperto.
3. Folgas nos blocos anti-folga.
Na parte posterior dos espelhos X, Y e Z há uma castanha anti-folga que eventualmente precisa ser ajustada.

A função deste componente é evitar que haja alguma folga no deslocamento das bandejas quando os fusos se movimentam.
Note através da imagem anterior que o ajuste é feito com um pequeno parafuso. Na imagem o parafuso está permitindo uma ampla folga, o que deve ser evitado através de um aperto neste mesmo parafuso, de modo que sua ponta toque o lado oposto do componente.

- Comece desapertando a porca;
- Em seguida, com ajuda de uma chave Allen, aperte o parafuso
Para testar se o aperto não foi exagerado, gire o fuso com as mãos para se certificar que o movimento não ficou muito endurecido. Caso esteja, afrouxe levemente o parafuso.